IPVA 2018 PR DETRAN — Consulta, Tabela, Pagamento → VEJA

O IPVA 2018 PR é um imposto cobrado anualmente pelo estado que ajuda na segurança e no monitoramento daqueles que costumam conduzir algum veículo motorizado. O IPVA é um imposto cobrado exclusivamente pelo estado e tem como objetivo fiscalizar os veículos e arrecadar dinheiro para o estado.

Dirigir com segurança é uma das virtudes de muitos motoristas que circulam com seus veículos automotores. Na verdade segurança é o desejo de qualquer cidadão, seja dentro ou fora de veículo, por isso, é bom estar atento aos direitos oferecidos pelo estado a respeito da nossa segurança nas rodovias e ruas da cidade.

Abaixo você verá informações referente ao IPVA Paraná, no qual tomará conhecimento sobre assuntos sobre como realizar a consulta, valor e pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos automotores.

IPVA 2018 PR

Imposto sobre a Propriedade de Veículos automotores do estado do Paraná – IPVA PR – é um imposto exigido pelo estado para fiscalizar os veículos que circulam na cidade, sendo assim, se você possui um veículo automotor saiba que é de cujo obrigatório o pagamento anual do IPVA.

Detran PR

A alíquota do IPVA Paraná é recolhida pela Secretaria do Estado da Fazenda o (SEFAZ) e o dinheiro arrecadado é divido em duas partes sendo, 50% desse valor direcionado para o próprio estado e os outros 50% é enviado para o local onde o veículo foi emplacado.

Alguns estados costumam investir esse dinheiro nas ruas e rodovias do município, visando a melhoria para aqueles que circulam com um veículo automotor.

Se proprietário do veiculo automotor não efetuar o pagamento do IPVA PR 2018 ele estará correndo um risco ao sair com o veículo, pois caso você seja pego por algum fiscal de transito você estará sujeito a multas e perda de pontos na carteira além de ter o veiculo apreendido.

Consulta IPVA 2018 PR

Para emitir o guia de recolhimento, fazer a consulta IPVA PR 2018 de valores e prazo de vencimento, basta o contribuinte do veículo acessar o site do SEFAZ ou Detran Paraná.

Iniciaremos aqui um processo, passo a passo para ajudar você nessa sua busca pela fiscalização do seu veículo. Vamos lá!

IPVA 2018 PR


Passo 1 – Abra o link do site do Detran PR www.fazenda.pr.gov.br e aguarde o carregamento da página.


Passo 2 – O contribuinte precisará ter em mãos o número do seu RENAVAM e a data de pagamento para preencher um pequeno formulário que obrigatório. Preencha os campos em branco e clique em consultar e aguarde o carregamento da página.


Passo 3 – Agora o proprietário poderá acessar a todas as informações do veículo. Desta forma, se tiver alguma pendência imprima o boleto de pagamento.


Com o boleto de pagamento em mãos, o contribuinte precisará ir até uma agência lotérica ou ir nos bancos que aceitam o pagamento do imposto e efetuem o pagamento.

Tabela IPVA 2018 PR

Para aqueles que possuem um veículo automotor e que desejam efetuar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos automotores, devem estar atentos a tabela IPVA 2018 PR desse imposto, pois é ela que trará informações importantes como os prazos de pagamento.

No calendário de pagamento IPVA PR será possível consultar através do final da placa do veículo do contribuinte o mês limite de pagamento. Cada final está designado para um dia! Veja a tabela mais abaixo:

IPVA 2018 PR

Se você ainda está em dúvida, acesse o www.detran.pr.gov.br para saber de mais informações.

Pagamento IPVA 2018 PR

IPVA 2018 PRPara o contribuinte que deseja efetuar o pagamento IPVA Paraná de forma única (a vista) no prazo estabelecido, terá um desconto sobre o valor total do IPVA do seu veículo. Os que optarem pelo pagamento parcelado, não terá o benefício do desconto.

O pagamento IPVA PR 2018 pode ser realizado nas agências bancarias encontradas no estado. Basta gerar o boleto no site do Detran PR para efetuar o pagamento.

Confira também:

O comprovante de pagamento do IPVA, não serve como documento, o certificado de licenciamento será entregue na residência dentro de sete dias. Se você ainda não recebeu, realize a consulta no site www.detran.pr.gov.br.


  • Conclusão

Manter a documentação do seu veículo é de imensa importância para exercer a função de motorista. Com a documentação em falta, você ficará a mercê da sorte, pois caso você seja pego por algum agente de transito seu veiculo poderá ser apreendido.

Então se você ainda não fez a regularização do seu veículo, trate de fazer isso o mais rápido possível e fique livre de problemas. Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre o IPVA 2018 PR, faça um comentário e compartilhe suas questões com a gente!

Deixe um Comentário